quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Interagindo Teoria e Prática.


Os alunos do Polivalente Juazeiro tem mais uma grande satisfação de estudar e conhecer nossa região da Chapada do Araripe, os mesmos tiveram a oportunidade de interagir o que aprenderam em sala de aula no campo ou seja na prática.

De acordo com o site wikipédia, oossa regiao é é um planalto localizado na divisa dos estados brasileiros do Ceará, Piauí e Pernambuco. A chapada abriga uma Floresta Nacional, uma Área de Proteção Ambiental e um Geoparque.

Existem dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. O primeiro, oriundo do período cretáceo é rico em fósseis. Uma equipe do Museu Nacional já pesquisou o sítio arqueológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como o Santanaraptor placidus e o Angaturama limai. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.

A fauna é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do Soldadinho-do-araripe.

" A aprendizagem de nossos alunos é um processo que ocorre em todos os lugares e não somente na sala de aula. O ver, o sentir, o tocar, tornm as experiências mais significativas e o que ouve em sala de aula adquire um carater mais real e significativo, mais palpavel. O estudo in loco dos achados palanteólogicos de Santana do Cariri / Chapada do Araripe, possibilitou aos alunos conhecer de perto os vestígios deixados pelos primeiros animais que habitam o Ceará durante a Pré-história. Além disso, o estudo das condiçoes de relevo, vegetação, clima, altitude, formações geológicas, ajudarão a conhecer melhor a Bacia Sedimentar do Araripe." Professor Alano Hellery.