terça-feira, 12 de agosto de 2008

POLI SOLETRANDO (Inscrições Prorrogadas)

As inscrições para o Poli-Soletrando foram prorrogadas até o Dia 15-08-2008. Mas, somente para o Ensino Fundamental desta comunidade Escolar.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Olimpíada de Física !



Caros Alunos:

A sociedade Brasileira de Física criou a Olimpíada Brasileira de Física, que teve sua primeira realização oficial em 1.999 e envolveu na fase estadual mais de 13 mil estudantes em diversas unidades da Federação.
A escola Polivalente é credenciada e participará da edição de 2008!
As provas da 1ª fase serão realizadas dia 16/08/2008(sábado),às 13:00h!
Participem!

Prof: Duarte

domingo, 10 de agosto de 2008

: ) :* : ( Vc tc axim? : - ) * : - )


Leila Mendes
O uso do internetês é cada vez mais comum no mundo atual e é baseado na simplificação informal da escrita, com o objetivo principal de agilizar a digitação. Na ânsia de se comunicar em um curto espaço de tempo, as pessoas abreviam palavras ao limite do irreconhecível, traduzem sentimentos por ícones e simplesmente renunciam às mais elementares regras gramaticais. O resultado dessa anarquia comunicativa divide opiniões. O respeitado lingüista inglês David Crystal, autor do livro A linguagem e a Internet, diz que não prevê um futuro desastroso para a gramática por causa da rede; além disso, lembra que a invenção do telefone provocou a mesma desconfiança dos estudiosos preocupados com o risco de uma afasia epidêmica entre os usuários, por incorporarem uma linguagem cheia de hã, hã e alôs. “Eles corriam o risco de perder a capacidade de expressão e sociabilidade e não foi o que ocorreu”, lembra Crystal. Ele faz uma previsão otimista dizendo que o jargão dos chats e dos blogs pode estimular outras formas de literatura e desenvolver o autoconhecimento do jovem. No entanto, existe o outro lado da história que aborda o uso dessa linguagem em locais não apropriados, como é o caso da escola. Como professora de Língua Portuguesa, percebo o quanto é comum em textos escolares o uso de abreviações como vc (você), hj (hoje), bjs (beijos) e tb (também), entre outros. Os alunos justificam que usam o internetês de forma inconsciente e automática. Por isso, cabe à escola alertar os alunos sobre o vício que pode causar o uso constante desse tipo de linguagem e reforçar que a atitude ideal para evitar essa situação é usar freqüentemente a variante padrão da língua, já que essa sempre será bem aceita. Para isso, seguem algumas sugestões:
· >> Tenha bom senso, evite exageros. Se não há como deixar de abreviar certas palavras nos chats ou salas de bate-papo, procure usar as abreviações mais comuns, evite as pouco usadas ou que somente quem tem acesso à Internet conheça.
· >> Leia bastante. Quem lê mais, escreve melhor. Pois quem lê tem um vocabulário mais vasto, está em contato com outro tipo de linguagem (além do internetês) e, obviamente, escreve melhor em qualquer situação.
· >> Conheça a norma padrão de sua língua. Se você conhece a norma culta da língua será mais fácil usá-la. Quem não conhece está mais propício a usar o internetês em situações indevidas.
Leila Mendes é professora de Português e Literatura do Ensino Médio (SP).

VEM AÍ ...... <<<<<<< POLI SOLETRANDO AGUARDEM>>>>>

Maiores informações: Sala de Multimeios!

vídeo - Comovente !


Poli-Jornalista de Nosso Blog !

você mesmo pode fazer sua reportagem, trazer seus textos divulgar os eventos da nossa escola em nosso site !!!

POLIDIGITAL

Estamos começando uma nova era em nossa escola Polivalente.
A crescente utilização da informática, tanto em escolas públicas quanto privadas é uma necessidade natural provocada pela evolução tecnológica e pode gerar impactos no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, foi realizada uma pesquisa em duas escolas na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, a fim de identificar os impactos positivos e negativos provocados por esta informatização, visando propor novas formas de utilização que tenham por objetivo minimizar o negativo e maximizar o positivo. Utilizou-se o método de pesquisa tipo “**Survey” o
qual teve como instrumento questionários, compostos de perguntas objetivas e subjetivas, aplicados com professores e alunos. A análise dos dados permitiu concluir, entre outros aspectos relevantes, que há a necessidade de treinamento dos professores para utilização adequada dos recursos computacionais e que a informática deve ser uma ferramenta de auxilio aos professores no processo de ensino.
**uma pesquisa survey pode ser: levantamento; sondagem. 1. Estudo de pesquisa de mercado (market research) que formula perguntas a fim de receber informação sobre atitudes, motivos e opiniões. Esses estudos podem ser feitos frente a frente, pelo telefone ou pelo correio. 2. Coleta de dados por amostragem, por exemplo, questionando um grande grupo de cônjuges sobre os fatores da felicidade conjugal; sondagem de opinião pública.