segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS É REALIDADE ?


Cultura Brasileira e Cultura Afro-brasileira.



Um projeto que proponha uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre culturas diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar a pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Filosofia etc.




"Objetivo desse trabalho é questionar a diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais desenvolvendo e divulgando, na escola e na comunidade, estudos que propiciem o resgate da cultura afro-brasileira. também podemos identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo e fatores de exclusão". (Professor Arilo Almeida).

sábado, 20 de setembro de 2008

Polivalente inova suas aulas do projeto Primeiro Aprender

A escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel Polivalente, lança mais uma experiência exitosa como um subprojeto com relação ao projeto primeiro aprender, para estimular cada vez nossos aluno a leitura e aprendizagem. O blog matematicamente digital vem propiciar uma melhoria nas metas de trabalho na disciplina de matemática.

http://www.ribamarpolivalente.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

POLIVALENTE NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. "Evolução e Diversidade".


20 a 26 de outubro de 2008.



Objetivos

Mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.



Evolução e Diversidade... Uma Semana que é a cara do Brasil


Em 2008 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrerá entre 20 e 26 de outubro. Durante esta Semana vamos promover, divulgar e debater em todo o país temas e assuntos de ciência e tecnologia, por meio das atividades mais diversas. Em muitas cidades brasileiras elas ultrapassarão os muros de instituições de pesquisa, universidades e escolas e se espalharão por locais públicos, por exemplo, em tendas e estandes da ciência. Elas serão convites permanentes para a curiosidade e a participação de todos; nelas estarão crianças, jovens e adultos observando, experimentando, questionando, trocando idéias, aprendendo e se divertindo. O tema principal da SNCT em 2008 será Evolução e Diversidade. Serão debatidos assuntos como: a evolução da vida; a seleção natural; a evolução social e a diversidade biológica, ambiental, étnica e cultural, a partir dos conhecimentos diversificados da ciência. A teoria da evolução pela seleção natural está completando 150 anos em 2008. Os trabalhos pioneiros de Charles Darwin e Alfred Wallace, que dependeram também de suas incursões pela natureza tropical, em particular no Brasil, foram decisivos para mudar a nossa visão de mundo. A evolução da vida está escorada e é fonte da diversidade biológica. Por outro lado, a sociedade humana tem ampla gama de diversidades étnicas, culturais e sociais. A diversidade é também uma característica forte de nosso País e uma de suas maiores riquezas. Ela está na natureza brasileira. Está na cultura brasileira. Está nas línguas brasileiras. Está nas visões diversificadas da sociedade brasileira. Está na cara dos brasileiros.Deve ser enfatizado que as atividades da SNCT não se restringem ao tema principal, mas abarcam todos os assuntos ligados, de algum modo, à ciência e tecnologia. Mas se estimula que atividades sobre o tema principal sejam organizadas em todo o país. Convidamos todas as instituições ligadas ao ensino e à pesquisa, assim como todas as pessoas interessadas, a divulgarem e participarem ativamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2008.
(Ildeu de Castro Moreira)


OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA? POLIVALENTE DESTACA-SE TAMBÉM. OBMPE – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS



RELAÇÃO DOS ALUNOS - 2008

ENSINO FUNDAMENTAL – 9º ANO

1. ANA VANESSA LIMA ALBUQUERQUE
2. CÍCERO ERBESON RODRIGUES DA SILVA
3. ANA CAROLINE FEITOSA DE SOUSA
4. ACÁCIO EMERSON GOMES RIBEIRO
5. ANNA CLÁUDIA CÂNDIDO DE SOUZA
6. MAGDALA MAXCIMICHAELE DA SILVA
7. CÍCERO ÍTALO FERNANDES BEM

ENSINO MÉDIO

01 MICAELLY NUNES SOBREIRA
02 NATÁLIA BARBOSA DE ARAÚJO
03 APARECIDA WELLIDA GAMA SILVA
04 ADONIAS APHOEMA MARTINS TEIXEIRA
05 RUAN LUIZ LIMA DE OLIVEIRA
06 FELIPE RIDALGO SILVESTRE SOARES
07 CÍCERA CRISTINA ALMINO DE LIMA
08 MARIA AUXILIADORA CHAVES
09 LARISSA PEREIRA DO NASCIMENTO
10 RAIANE RODRIGUES DA COSTA
11 GEYSA DRYENY PESSOA SILVA
12 RAPHAELLA MACIEL DUARTE
13 MARIA MICHELLE DA COSTA SILVA
14 JOSÉ ALUÍSIO RIBEIRO JÚNIOR
15 FRANCISCA FERNANDA ROCHA DE ARAÚJO
16 BRUNO WESLEY DE ALMEIDA FIDELE
17 GISELE PEREIRA GAMA
18 JÔCIANY GONÇALVES SILVA
19 NATASHA KÊNIA MACIEL DO NASCIMENTO
20 FELIPE FERREIRA DA SILVA
21 SHÉRIDA SHIRLEY DE ANDRADE
22 ANDRÉIA DE ALMEIDA GOMES
23 ANDRÉA PALOMA BATISTA ALVES
24 MARIA FABIANA CARLOS FERREIRA
25 FRANCISCA SILVANEIDE CARDOSO DE SALES
26 EDUARDO MOISÉS DE SOUSA
27 LARYSSA MARIA GOMES SAMPAIO
28 FRANCISCO RENÊ BORGES DE ARAÚJO
29 CÍNTIA MARIA PEREIRA
30 MARIA FIGUEIREDO SANTOS
31 CÍCERO MICHEL DA COSTA SILVA
32 PAULO RÔMULO DOS SANTOS BATISTA
33 CÍCERO GERLÂNDIO PAULINO DE SOUSA
34 JÉSSICA MONTEIRO FERREIRA
35 GISELLE DE CORDEIRO KIAN
36 DÁUBERSON DA NÓBREGA BATISTA
37 ALLAN LOPES ALCÂNTARA BATISTA
38 KLEITON LINO FERNANDES
39 RHUAN NAUÊ LEITE PEREIRA
40 SAMUEL PEREIRA ALVES
41 TIAGO LIMA TEIXEIRA
42 FRANCISCO GIOVANI LOPES PINHEIRO
43 IGOR PEREIRA E SILVA
44 MARIA TAYS DO NASCIMENTO ROCHA
45 JOSUÉ GONÇALVES DE LIMA VIEIRA
46 RAYANNE GOMES DOS SANTOS
47 JAMERSON TEMÓTEO DA SILVA
48 RONIZE DE SOUZA ROLIM
49 MARIA DANIELE LUNGAS CARNEIRO
50 HERLON GABRIEL DE A. MENDONÇA
51 FERNANDO DE ALENCAR PEREIRA
52 RENATA DE OLIVEIRA CAVALCANTE
53 ANTONIO FIRMINO DE SOUSA
54 CÍCERA ROSEANE MOREIRA SILVA
55 CÍCERO NATANAEL ALVES
56 ANTONIA MAYARA DE OLIVEIRA MOURA

SOLETRANDO NO POLI


Diante da necessidade de ampliar o vocabulário do aluno de aperfeiçoar-lhe a grafia na língua materna, utilizando-se de uma metodologia que lhe desperte interesse, pois está na mídia e concomitamente, reforçando conhecimentos anteriores e visando criar espaços onde exista uma maior interação e cooperação através de atividades em grupo objetivando também estimular a participaçao da comunidade, em atividades lúdicas.
Nas atividades ultilizaremos o jogo "soletrando", em que um intermediador apresentará a palavra que o participante soletrará com cada letras e sinais/acentos, escrevendo-a em uma taboleta. Também serão criadas situações que o aluno deverá indicar a palavra adequada dentro do contexto anunciado.

Alunos Classificados para 2º fase da Olimpiada Brasileira de Física 2008

  • FRANCISCO AGENOR ROCHA NETO 1º ANO
  • JAILSON SANTANA CARNEIRO 1º ANO
  • JEFFERSON SANTOS DE BARROS 1º ANO
  • GEORGE FLORES TORRES 2º ANO
  • SAMUEL ALVES DE QUINO 2º ANO
  • TATIANE ALVES DE SOUSA 2º ANO
  • ALINE PAULA VIEIRA LIMA 3º ANO
  • CÍCERO GERLÂNDIO PAULINO DE SOUZA 3º ANO
  • SAULO RELISON TINTINO 3º ANO

PARABÉNS ALUNOS PELO ÊXITO OBTIDO