segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia 22 de março dia mundial da água



Nesta segunda-feira, 22 de março, comemora-se o Dia Nacional da Água. Uma data que não pode ser comemorada por 40 milhões de brasileiros que não têm acesso aos sistemas de abastecimentos público. Um número assustador para um País emergente. O quadro é agravado com a falta de esgotos tratados - calcula-se que 100 milhões de brasileiros não tenham acesso ao sistema de esgotos.

A consequência dessa situação é a poluição crescente dos recursos hídricos, reduzindo a oferta de água tratada. No planeta, 2,6 bilhões de pessoas não são beneficiadas com saneamento, o resultado é a morte de 5 milhões de pessoas, por ano, devido a doenças ocasionadas pela má qualidade da água.

No Brasil verifica-se em todas regiões o comprometimento da qualidade das águas dos mananciais, mas a universalização do saneamento, que resolveria essa situação, pelo andar da carruagem, só vai ser alcançada dentro de 66 anos

Fonte: Diário do Nordeste 21/03/10

Os Monitores do clube de Ciências da Escola Polivalente sob coordenação da professora Lilian Daniele e o professor Hebert, realizaram a visita ao laboratório de microbiologia e de físico-química da CAGECE - Juazeiro do Norte. O coordenador do laboratório Aléx explicou como eram feitas os procedimentos para a identificação de possíveis anormalidades na água da região.
Com intúito que os mesmos entendam a importância da água para o planeta e o procedimento geral para a água chegar em suas casas; foram abordados os seguiintes temas: Qualidade, Quantidade e Controle.