quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alunos da EEFM Presidente Geisel na Exposição Chritus de Ciências e Tecnologia


A Exposição Christus de Ciência e Tecnologia (EXCETEC) congrega jovens estudantes de todo o país, que se reúnem para apresentar seus projetos e trocar experiências na área da pesquisa científica.
A experiência de expor em uma feira científica da escola em que estudam dá a nossos alunos a oportunidade de se familiarizarem com as exigências de uma exposição de grande porte, fazendo com que eles aprimorem seus projetos e evoluam na prática da pesquisa científica. Assim, ganham mais experiência e estão aptos a participarem de feiras nacionais e internacionais, ratificando seus conhecimentos por meio dos prêmios que os têm tornado grandes campeões.
A EEFM Presidente Geisel de Juazeiro do Norte participará, com o projeto: “O Uso do Broto Seco do Cravo da Índia (Syzygiumaromaticum Comorepelente) no Controle de Formigas Domésticas”, da Exposição Christus de Ciências e Tecnologia (EXETEC). O Projeto, com base nos estudos ocorridos nas aulas do Laboratório de Educação Ambiental, enfocou práticas de sustentabilidade ecológica, visando um produto de baixo custo e prático para comunidade. Este projeto vem trazer um estudo sobre as questões de consciência ambiental, produzindo um formicida natural com princípio ativo: o broto seco do cravo da índia e a pimenta calabresa, para o controle das formigas caseiras.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ECO IDEIAS 2010




No dia 29 de setembro de 2010, no auditório da 19ª CREDE, das 9:00 as 11:30, ocorreu a Culminância do Projeto Eco Ideias Digitais (Concurso de Blogs Educativos). Este projeto é uma realização da 19ª CREDE/NRDES e NTE tendo como temática OS IMPACTOS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MINHA ESCOLA, através da Criação de Eco Blogs Educativos, construídos coletivamente por equipes de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio contando com a colaboração e apoio dos professores das unidades escolares da rede pública desta jurisdição.

O evento foi iniciado com a exibição de dois vídeos alusivos aos Preceitos Ecológicos do Padre Cícero, produzidos pelas escolas vencedoras na categoria Ensino Médio.
Em seguida, a Coordenadora da 19ª CREDE, Prof Edna Belém, fez a abertura do evento frisando a importância da participação das escolas nos concursos que valorizam os recursos tecnológicos como ferramentas disponíveis para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Na categoria Ensino Fundamental, foi lido pelas Diretoras das escolas vencedoras um Cordel Hi-tche, produzidos por seus alunos e publicados nos blogs.
Na ocasião, foram entregues as premiações, medalhas e troféus a todos os alunos, professores e escolas vencedoras. Os alunos e os professores orientadores das equipes vencedoras receberam uma bicicleta e realizaram uma pedalada ecológica no pátio externo da 19ª CREDE. Para finalizar a Festa das Eco Ideias Digitais foi servido umlanche natural (caldo de cana); no canteiro Zyziphus joazeiro, foram entregues mudas de Nim (Azadiracta indica), incentivando a consciência ecológica da comunidade escolar.

O projeto foi coordenado pelas Professoras Multiplicadoras do NTE, Lucelia Mariano e Cristiany Tavares.


Conheçam aqui, os blogs das equipes vencedoras:


fonte: crede19.seduc.ce.gov.br