sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PRESIDENTE GEISEL RATIFICA MAIS UMA VEZ QUE A ESCOLA OFERECE QUALIDADE DE ENSINO NOS RESULTADOS DO ENEM 2010

O ENEM foi criado para valorizar as competências e habilidades básicas desenvolvidas e transformadas com o currículo escolar trabalhado. Esse trabalho transformador na educação traz como finalidade a leitura e compreensão plena, o sentido do texto com o qual será confrontado. Afinal, os conhecimentos são construídos por estruturas mentais que vão muito além da memória. É verdade que ela é de fundamental importância para que consigamos desenvolver essas estruturas, mas, sozinha, a memória não consegue formar alunos capazes de compreender o mundo extremamente difícil com o qual convivem no cotidiano, composto por rápidas e constantes transformações sociais, econômicas e tecnológicas.

A EEFM Presidente Geisel (Polivalente) vem, então, trazer para a compreensão e as mudanças no exame nacional para seus alunos de terceiro ano do ensino médio, uma ação transformadora na construção do aprendizado desses alunos aplicando o projeto POLI ENEM – Desafiando o ENEM 2010.

Designadas as ações para o desenvolvimento do projeto pretendemos com ao final dessa trajetória, nossos alunos apresentaram resultados como a escola está na primeira categoria por participação de alunos no Exame de avaliação externa Federal e 8º lugar melhor escola pública do estado do Ceará.

veja abaixo resultados oferecidos pelo site da www.g1.com.br




POLIVALENTE NO IV COLÓQUIO ABRINDO TRILHAS PARA OS SABERES DA SEDUC - CE




O Núcleo Gestor e toda a comunidade escolar da EEFM Presidente Geisel se felicitam com a escolha do projeto, OFICINA DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: UM OLHAR HISTÓRICO-LITERÁRIO SOBRE A PEÇA A BEATA MARIA DO EGITO, DE RACHEL DE QUEIROZ, desenvolvido pelo Professor de Língua Portuguesa, Cícero Émerson do Nascimento Cardoso, no IV Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes - Currículo, avaliação e ação pedagógica: uma interação dialógica entre a escola e a vida, que irá acontecer de 17 a 19 de outubro de 2011, em Fortaleza.

O trabalho foi desenvolvido em turmas de 3° ano do Ensino Médio da referida escola com o apoio dos professores Lucia Maria dos Santos Costa, Ana Luiza Crispim e José de Ribamar Bringel Filho.

Este trabalho se pauta no desenvolvimento de uma oficina de leitura que tem como objetivo a leitura da peça teatral A Beata Maria do Egito, da escritora cearense, Rachel de Queiroz.

O projeto envolveu alunos que, de modo interativo, realizaram esquete teatral e pesquisas no Laboratório de Informática da escola, além de possibilitar o estudo do processo histórico que a peça apresenta como pano de fundo - a Sedição de Juazeiro -, e o reconhecimento dos valores literários da escritora que, em 2010, completou 100 anos de uma vida intensamente dedicada à Literatura.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

POLIVALENTE É 2° LUGAR NA FENECIT 7 E GANHA CREDENCIAIS PARA MOSTRATEC NO RIO GRANDE DO SUL






A FENECIT é uma feira credenciada a FEBRACE - USP - SP e MOSTRATEC - RS e tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no cotidiano escolar. Tem sido pioneira na produção científica no estado de Pernambuco.

A prática da pesquisa no cotidiano escolar visualiza o aluno como produtor de conhecimento e não só como expectadores do mesmo, estimulando-os a aprender a aprender. A atual metodologia de ensino, ainda hoje muito utilizada, em que o aluno deve memorizar o conhecimento sem questioná-lo, tornando-o apenas um receptor de conhecimento e não um ser pensante produtor deste, desestimula o estudante a buscar o conhecimento.

A pesquisa científica vivenciada no cotidiano escolar desperta o gosto pelo saber. A curiosidade do aluno neste processo é de grande relevância, visto que, tudo aquilo que ensinamos aos nossos alunos, eles perdem a oportunidade de aprender. Quando um aluno é desafiado a construir um projeto utilizando a pesquisa científica vai existir uma quebra de paradigma na estrutura educacional, pois o professor deixará de ser um expositor de informações e passará a ser um orientador de tudo processo.

A ESCOLA POLIVALENTE vem fazendo este grande desafio para seus alunos e hoje é dia de colher os frutos e sabermos que estamos caminhando para a construção de mentes pensantes ou seja futuros pesquisadores estão sento enviados para as universidades.

Parabéns a grande equipe que desempenhou esse grande sucesso na FENECIT 7 especialmente ao alunos Amanda Oliveira e Raul com orientação dos professores Lilian Duarte e Elber Magalhães.

domingo, 11 de setembro de 2011

Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a Cidadania, Diversidade, Direitos Humanos e Meio Ambiente




Nos dias 04 e 05 de agosto o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília, (UCB) promoveu o Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a Cidadania, Diversidade, Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Participaram da mesa de abertura do Seminário, os professores doutores Ruy de Araújo Caldas, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UCB, (representando o professor Dr. Cícero Gontijo, reitor da UCB), Afonso Celso Tanus Galvão, diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UCB, Erasto Fortes Mendonça, Coordenador Geral de Educação em Direitos Humanos (Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e professor adjunto da Universidade de Brasília) e o assessor para assuntos de educação da Embaixada do Canadá, Luiz Miguel da Rocha. Dr. Ruy, em sua fala, enfatizou a importância da discussão dos assuntos pautados para o evento para que se construa uma sociedade mais justa. O professor Erasto destacou que precisamos pensar na formação integral da pessoa humana para criarmos uma educação melhor.

Na ocasião, o estado do Ceará contou com a representatividade dos diretores escolares Tania Maria Grangeiro Gonçalves representando a EEFM Simão Ângelo da cidade de Pena Forte; Plácido José Sousa Cavalcante diretor do Liceu de Maracanaú e a gestora Nágila Kellen de Carvalho Monte que representou a EEFM Presidente Geisel de Juazeiro do Norte.