segunda-feira, 15 de junho de 2009

ECO IDÉIAS DIGITAIS - PARTICIPE.

A 19a CREDE, através do NRDES e do NTE, em parceria com a Célula de Educação
Ambiental, abrem o presente regulamento de Concurso de Eco Ideias Digitais, como parte
do Projeto Eco Ideias (versão 2), com foco no desenvolvimento de ações afirmativas em
defesa do meio ambiente, através da utilizando dos recursos tecnológicos disponíveis nas
escolas públicas estaduais e municipais da sua jurisdição.
TEMA DO CONCURSO: Produção de Eco Ideias Digitais
1. Dos Objetivos:
1. Sensibilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de projetos de
aprendizagem que fomentem a implementação da educação ambiental na escola;
2. Incentivar professores e alunos no desenvolvimento de projetos interdisciplinares com
uso da informática educativa para estimular o processo de ensino-aprendizagem, no
campo da linguagem, da percepção visual, da criatividade, da criticidade, através de
pesquisas e reflexões que elevem a consciência ecológica na perspectiva de melhoria
da relação dos seres humanos com as questões ambientais em defesa do planeta terra.
3. Motivar a comunidade escolar na troca de experiências através da apresentação das
ideias virtuais, que possam elevar o nível de aprendizagem e da consciência dos
usuários das novas tecnologias da informação e comunicação - TIC, a fim de que
'o ser cibernético' esteja em conexão com os avanços informacionais e com as
práticas ecologicamente corretas.
2. Da Participação:
Poderão participar deste concurso, alunos do Ensino Fundamental II e Médio da rede
pública estadual e municipal da jurisdição da 19a CREDE, sendo escolhido na 1a Etapa
(Escolar), o melhor trabalho de cada categoria e de cada modalidade para inscrição na
2a Etapa do concurso (Regional).
3. Das Etapas: Este concurso está constituído de duas etapas; a saber:
3.1. 1a Etapa – ESCOLAR – Os trabalhos deverão ser desenvolvidos com apoio dos
coordenadores do laboratório escolar de informática – LEI e dos demais professores de
sala de aula que atuarão como orientadores do processo na escola. Deverá ser nomeada
uma comissão escolar de no mínimo três membros para avaliação classificação das
melhores produções, em conformidade com os critérios estabelecidos no item 6 deste
regulamento. A melhor produção de cada modalidade de ensino e categoria deverá ser
inscrito na Etapa Regional, através do preenchimento de ficha padrão a ser divulgada
posteriormente no site da 19a CREDE (www.crede19.seduc.ce.gov.br).
3.2. 2a Etapa – REGIONAL – Os trabalhos encaminhados à comissão organizadora
serão avaliados e classificados obedecendo aos critérios estabelecidos no o item 6
deste regulamento, por uma comissão julgadora instituída pela 19a CREDE. Tais
avaliadores terão comprovada competência para análise dos trabalhos e não terão
nenhum vínculo com as escolas participantes. Esta comissão classificará como
vencedores os dois melhores trabalhos inscritos em cada modalidade e categoria.
4. Das Inscrições:
4.1. As inscrições dos trabalhos vencedores nas escolas para concorrer em nível
regional, poderão ser efetuadas com o apoio dos coordenadores de LEI das escolas,
através do preenchimento de formulário padrão sendo remetidos através do e-mail:
(nte@crede19.seduc.ce.gov.br), com anexo de arquivos dos trabalhos.
4.2. Serão considerados inscritos oficialmente para a 2a Etapa (Regional), os trabalhos
enviados até as 17:00h do dia 26/06/2009.
5. Dos Critérios da Classificação:
Na Etapa Regional, serão classificados os dois melhores trabalhos de cada modalidade
de ensino e categoria, sendo os mesmos avaliados conforme os critérios pré-
estabelecidos:
5.1 – Do Ensino Fundamental:
5.1.1. Categoria REDAÇÃO:
TEMA: A Água e seus impactos sócio-ambientais
Podendo o aluno escolher um dos sub-temas abaixo:
- Convivendo com a seca no semi-árido nordestino.
- Consequência das enchentes nas cidades.
Na categoria REDAÇÃO, a avaliação terá como referência os seguintes critérios:
Coerência e coesão com tema/sub-tema escolhido; conter no mínimo 1.500 caracteres;
formatação em fonte arial, tamanho 12, estilo normal e alinhamento justificado; a
criatividade, a originalidade, e a obediência ortográfica e gramatical.
5.1.2. Categoria SLIDES ELETRÔNICOS:
TEMA: Paisagens da Minha Terra.
Podendo o aluno escolher um dos sub-temas abaixo:
- Poluição urbana da minha cidade.
- As belezas naturais da minha cidade.
Na categoria SLIDES ELETRÔNICOS, a avaliação terá como referência os
seguintes critérios: Criação de no mínimo (08) e no máximo (10) slides; possuir textos
informativos; apresentar efeitos de transição; conter imagens e referências às autorias,
quando se tratar de (propriedades) já pertencente a alguém.
5.1.3. Categoria FOTOGRAFIAS DIGITAIS:
TEMA: Os Espaços de Convivências da Minha Terra.
(Sugestões: praças, jardins, parques, clubes, shopping, etc.), podendo o aluno focar um
dos aspectos abaixo relacionados:
- Poluição e degradação dos espaços de convivência da minha cidade.
- Valorização cultural e conservação dos espaços de convivências da
minha cidade.
Na categoria FOTOGRAFIAS DIGITAIS, a avaliação terá como referência os
seguintes critérios: Registro de (05) fotos com uma descrição interpretativa de cada
ensaio; as imagens ter coerência com um dos sub-temas escolhido; descrição da
configuração da câmara digital utilizada (marca) e tamanho de (mega pixel);
apresentar boa nitidez, definição de ângulo e enquadramento das imagens.
Observação: (não fotografar rostos de crianças e de adolescentes).
5.2 – Do Ensino Médio:
5.2.1. Categoria REDAÇÃO:
TEMA: Lixo.
Podendo o aluno escolher um dos sub-temas abaixo:
- O Problema do Lixo Tecnológico para o planeta Terra.
- Lixo Cibernético. Refletindo sobre as produções virtuais.
Na categoria REDAÇÃO, a avaliação terá como referência os seguintes critérios:
Coerência e coesão com tema/sub-tema escolhido; conter no mínimo 2.000 caracteres;
formatação em fonte arial, tamanho 12, estilo normal e alinhamento justificado; a
criatividade; a originalidade; obediência ortográfico e gramatical.
5.2.2. Categoria SLIDES ELETRÔNICOS:
TEMA: Paisagens da Minha Terra.
Podendo o aluno escolher um dos sub-temas abaixo:
- Os impactos sócio-ambientais da minha cidade. (poluição e
degradação do meio ambiente).
- O saneamento ambiental da minha cidade. (educação sanitária e
qualidade de vida).
Na categoria SLIDES ELETRÔNICOS, a avaliação terá como referência os seguintes
critérios: Criação de no mínimo (12) e no máximo (15) possuir textos informativos
e/ou explicativos; apresentar efeitos de transição; conter imagens; personalizar
animação; som de fundo musical e referências às autorias, quando se tratar de
(propriedades) já pertencente a alguém.
5.2.3. Categoria CRIAÇÃO DE BLOG EDUCATIVO:
TEMA: Livre, com foco na ecologia.
Na categoria CRIAÇÃO DE BLOG EDUCATIVO, a avaliação terá como referência
os seguintes critérios: Coerência e coesão com o tema escolhido desde que não fuja do
foco pré-estabelecido; originalidade; criatividade; design; interatividade; número de
postagens; interdisciplinaridade; linguagem formal; inserção de imagens de autoria e
referências às autorias, quando se tratar de (propriedades) já pertencente a alguém.
6. Do Cronograma:
6.1. Mobilização e produção dos trabalhos na unidade escolar de 08 a 26/06/09.
6.2. Envio dos trabalhos escolhidos na escola através do e-mail:
(nte@crede19.seduc.ce.gov.br) até o dia 30/06/09, podendo ser entregue uma cópia
de segurança em mídia digital (CD ou DVD) à comissão organizadora, até às 17:00
do dia seguinte.
6.3. A avaliação dos trabalhos pela comissão regional dar-se-á no período de 06 a
10/07/09.
6.4. A culminância do Projeto Eco Ideias será realizada com a entrega de premiações
dos trabalhos vencedores no dia 19/08/09, na 19a CREDE.
7. Da Premiação:
7.1. Serão premiados os dois melhores trabalhos de cada modalidade e categoria.
7.2. As premiações para os trabalhos vencedores serão divulgadas posteriormente (em
data anterior ao último dia de inscrição para a 2a Etapa - Regional).
8. Das Parcerias:
8.1. O projeto será realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação
da jurisdição da 19a CREDE;
8.2. Será garantida a busca de parcerias com instituições ambientais de cunho social e
pública, como forma de fortalecimento do Projeto: Eco Idéias (versão 2);
8.3. Será valorizada a participação de pessoas físicas que tem como ideologia a defesa
do meio ambiente, como forma de colaboração e fortalecimento deste Projeto.
9. Da Equipe Organizadora e dos Colaboradores:
9.1. Será responsável pela organização do concurso uma equipe de professoras
multiplicadoras do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e da Célula de Educação
Ambiental da 19a CREDE;
9.2. Serão considerados e declarados como colaboradores do Projeto Eco Idéias
(Versão 2), os professores e técnicos dos demais setores da 19a CREDE que desejarem
espontaneamente contribuir com as ações do Projeto;
9.3. Serão considerados e declarados como colaboradores do Projeto Eco Idéias
(Versão 2), todos os parceiros que venham contribuir direto e indiretamente com as
etapas do Projeto, que seja com a doação de premiações, apoio e orientação na 1a
Etapa (Escolar); participação nas bancas de avaliação dos trabalhos ou proferindo
palestras e realizando oficinas no evento de culminância do Projeto.
10. Das Disposições Finais:
9.1. Todos os trabalhos deverão ser construídos pelos alunos no formato digital e inscritos em formulário padrão do concurso, quando da participação na 2a Etapa.
9.2. As escolas que não cumprirem o cronograma serão desclassificadas.
9.3. Ao inscrever-se neste concurso, os participantes automaticamente estarão
transferindo as imagens e textos para o acervo da 19a CREDE, outorgando-lhe o
direito de uso dos mesmos em eventos de cunho educacional.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

POLIVALENTE E A SEMANA DO MEIO AMBIENTE


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Vale ressaltar que a situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.

terça-feira, 2 de junho de 2009

CINEMA EM SALA

O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.
A utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. A inserção de novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades ao constituir-se em um meio de contribui para a mudança social. Ao ser percebido como uma mídia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora.
"O papel do cinema é gerar uma memória de nós mesmos"

quarta-feira, 27 de maio de 2009

QUEM FAZ A DIFERENÇA APARECE AQUI !


"Ser ou não ser... eis a questão”. (Shakespeare)

A turma do 1° ano “J” da escola Polivalente vem se destacando nas aulas de Arte Educação – com a professora Joacilda, quando da realização do estudo voltado para o teatro. Os alunos têm mostrado interesse e se identificado com os elementos que envolvem o teatro, além de conhecer alguns grandes nomes que figuraram e que ainda permanece vivo na memória das pessoas como Padre José de Anchieta que tinha a catequese como objetivo. Este movimento influenciou o teatro e a poesia, e acabou resultando na melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Das suas contribuições culturais para o nosso país, podemos citar as poesias em verso medieval (destaque: Poema à Virgem), os autos que misturavam características religiosas e indígenas, a primeira gramática do tupi-guarani (a cartilha dos nativos), além da fundação de um colégio.
João Caetano - Autodidata da arte dramática, seu gênero favorito era a tragédia, mas chegou a representar papéis cômicos. Além de atuar em muitas peças, tanto no Rio como nas províncias, João Caetano ainda publicou dois livros sobre a arte de representar: "Reflexões Dramáticas", de 1837 e "Lições Dramáticas", de 1862.
William Shakespeare - o mais famoso dramaturgo e poeta inglês de todos os tempos compôs suas peças durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603) e de James I, que a sucedeu. Podemos citar algumas obras, como em suas comédias: A Comédia dos Erros /Os Dois Cavalheiros de Verona / Sonho de Uma Noite de Verão / O Mercador de Veneza / Muito Barulho Por Nada / Como Quiserdes / A Megera Domada / A Décima Segunda Noite.
Peças Históricas: Ricardo II / Rei João / Henrique VIII.
Tragédias: Romeu e Julieta / A Tempestade / Júlio César / Antônio e CleópatraHamlet / Othello / Rei Lear / Macbeth.
A motivação é gratificante e eles encenaram alguns relatos / esquetes produzidos em grupos.
Parabéns a turma.


Professora Jocilda














quarta-feira, 20 de maio de 2009

TRANSIÇÃO DEMOCRATICA E PARTICIPATIVA

A escola Polivalente durante o período de 27 a 29 de maio, prepara-se para um momento de transição democrática e participativa onde cada coordenador passará aos novos integrantes da equipe gestora - Relatórios de atividades desenvolvidas, planos de ação - Resultados dos ultimos anos, projetos em andamentos e organização de cada pasta. É um momento de transição compartilhado nesses 32 anos de história.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

ELEIÇOES POLIVALENTE 2009


SEMANA DA ÁGUA













A escola Presidente Geisel-Polivalente comemorou a Semana da Água,de 16 a 20 de março.Durante esse período foram realizados eventos,tais como:aulas de campo,apresentação de músicas relacionadas à temática da água,interpretação de textos,apresentação de trabalhos sobre às agressões ao rio Salgado,etc. .
Procurando enfatizar a realidade local,o foco principal foi o manancial rio Salgado,tão desprezado e esquecido pela população caririense.Esse curso d'água,poderá garantir,uma vez recuperado, a sustentabilidade hídrica das cidades do sul do Ceará,sobretudo de Juazeiro do Norte,que apresentam tantos problemas quanto ao suprimento e garantia de tão precioso líquido.
Uma cidade do porte de Juazeiro do Norte(população estimada=250.000 habitantes),não pode embasar a sua seguridade hídrica apenas em poços tubulares,pois o uso contínuo dos aquíferos afeta a vazão dos mesmos,bem como a qualidade da água é comprometida pelo seu rebaixamento.
Eis aí o ponto de partida para algumas indagações:1-Por que não ensinar aos mais jovens o verdadeiro valor do rio salgado,procurando desmistificar a idéia de tratar-se,apenas.de um “grande esgoto”?2-Por que não exigir das autoridades um imediato projeto de recuperação de tão importante rio? As indústrias tratam seu efluentes antes de os despejarem nos afluentes do Salgado?4-Quais as verdadeiras responsabilidades dos entes públicos quanto à garantia de um meio ambiente equilibrado?
Enfim,esperamos o engajamento de toda a população nessa tão importante causa,que por sinal diz respeito diretamente à nossa qualidade de vida. (Prof. Duarte)



sexta-feira, 20 de março de 2009

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.


PARABÉNS NÁGILA


A EQUIPE POLIVALENTE deseja a você nesse dia repleto de FELICIDADES !!

terça-feira, 17 de março de 2009

32 ANOS DE POLIVALENTE

Nesta Segunda dia 16/03/2009 a EEFM Presidente GEISEL POLIVALENTE Juazeiro do NOrte Ceará comemora mais um ano de vitórias e dedicação a o ensino de qualidade na regiao do Cariri. O MEC diz que a escola de qualidade é aquela que tem educação básica o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, isso siginifica que o polivalente proporciona a sua comunidade e cada dia melhorando e assegurando essa proposta . PARABÉNS POLIVALENTE. Que venha mais 32 anos pela frente.



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ENCONTRO PEDAGÓGICO POLIVALENTE 2009




Alunos do Polivalente destacam-se em Vestibular da URCA

De acordo com o site da Universidade Regional do Cariri (URCA):


Sex, 30 de Janeiro de 2009 23:57


A Direção do Centro de Educação - CED, em nome do colegiado de professores que compõem o Departamento de Educação, parabeniza a todos os professores, alunos e funcionários da Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente pelo apoio e incentivo que tem dado aos seus alunos na seleção do vestibular da URCA. A direção ainda aproveita para ressaltar o esforço para que ações como essa possam ser cada vez mais valorizadas e apoiadas.

http://www2.urca.br/portal/index.php/noticias-e-eventos/14-lista-de-noticias/147-vestibular

POLIVALENTE
As inovações acontencem antes aqui !!!

Alunos Aprovados no vestibular



Alunos destacam-se no vestibular do cariri





clique aqui pava ver a lista dos alunos habilitados no vestibular 2009.1


Aguardem ! breve mais aprovações!!!!