sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Culminância do projeto cultura afro-brasileira

Nesse dia 29 de Novembro os alunos do polivalente vem apresentar o projeto da cultura afro brasileira no Núcleo de Arte e Cultura Marcos Juciê , 9:00 da manhã. Participe ! venha prestigiar esse evento !






Valorizando o Saber da Cultura Popular em Juazeiro do Norte

O cariri é fomentação de buscas e aproximaçoes nos aspectos: programas educativos escolares de artes ou brincadeira dos mestres culturais, antropológicos e sócios ambientais.
A valorização dos mestres da cultura tradicional e nos preparamos para o 4º encontro Mestres do Mundo que acontecerá na nossa cidade no dia 6 de Dezembro de 2008.


Alunos do polivalente participam de um curso como desenvolver e produzir um cordel !!!

ver fotos:





sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Polivalente no XXIII Prêmio Jovem Cientista




Nos dias 26 e 27 deste mês em Brasília a nossa Diretora Administrativa Nágila Kellen receberá o prêmio da participação do XXIII Prêmio Jovem Cientista com tema Educação para reduzir as desigualdades sociais.
A escola destaca-se entre as três escolas que apresentaram mais projetos no período de 2008, fomentando que a mesma participou do prêmio em 2007 destacando com sua participação.



segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Professores do Polivalente visitam a VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará



A Bienal deverá receber, nos dez dias de feira e atividades, cerca de 750 mil visitantes. O acesso ao público será aberto e todas as atividades serão gratuitas. A Bienal Internacional do Livro é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates em torno dele. É promovida pelo Sindilivros e conta com patrocínio da Petrobras e Coelce. Tem ainda parceria da Unifor e apoio do SESC/SENAC, Unimed, Cagece e Servis.


Encontros, lançamentos de livros, congresso de cordelistas, teatro e shows também estão nessa aventura cultural da mestiçagem. Na parte musical, atrações como os mexicanos Cabezas de Cera, os brasileiros Vitor Ramil, Fernanda Takai e Cordel do Fogo Encantado, além de bufões e vaqueiros, subirão ao palco do auditório principal do Centro de Convenções, batizado na Bienal como Teatro José Carlos Matos.


Diariamente haverá leituras em uma atividade chamada “Para Conhecer Poesia”, com a participação de autores do Brasil, Moçambique, Cuba, Equador, México, São Tomé e Príncipe, Espanha, República Dominicana, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, Porto Rico, Portugal e Nicarágua. Debates vão discutir questões relacionadas à América Latina, como a cultura de resistência, suplementos culturais e a contribuição das casas de cultura; assuntos do mercado editorial; literatura cearense; globalização e identidade cultural; entre outros temas ligados ao livro e à leitura.




Espaço Jovem da Bienal - uma nova forma de assistir palestras e participar de debates.

APRENDER E ENSINAR TECNOLOGIAS SOCIAIS.


Educadores e educadores que participam do Concurso Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais responderam como pretendem discutir o tema na escola. Apenas os certificados concorrem à viagem ao Fórum Social Mundial 2009 Amazônia, em Belém (PA).

CERTIFICADOS

J Jaciani Gonzatto Gromann Jair Rodrigues Arruda Jamille Guimarães Jane Pereira Artifon Janeslei Aparecida Albuquerque Jaqueline Ferreira De Almeida Jeane Da Silva Costa Ferreira Jeane Da Silva Santos Jeferson Donisete Silva Jivaneide Araujo Silva Costa Joanes Leonel De Souza Joao Carlos Da Gama João Couto Teixeira João Dimas Nazário João Matias Santos Joaquim Machado Da Silva Jociane Maria Sousa Nascimento Joelma Galuppo Damasceno Da Silva Joelma Pinho Jonilson Costa De Oliveira Jorge Amâncio Jorge Luiz São Paulo Dos Santos Josane Da Aparecida Oliveira Jose Alcione Da Silva Fernandes José Almir Rodrigues Da Cunha Jose Bento Souza Vasconcellos Dos Santos Jose Claudio Brito Araujo Jose De Ribamar Bringel Filho José Francisco Siqueira José Hélio Brandão Jose Ivanilson Dos Santos José Lopes Bezerra Jose Ribamar Souza Nascimento José Shimabuco Júnior José Silveira Filho José Uilton Gomes Ribeiro Josefa Margarida Ferreira Da Silva Joseilma Dantas Ageu Joselia Cristina Pereira Simplicio Josenildo De Souza Barbosa Josivelma Dos Santos Pessoa Juliana Gabriela Dos Santos Leal Julio César Mila Julio Cesar Pereira Monerat Juscelma Alves Meira Costa K Karina Signori Kátia Aparecida Guimaraes Kátia Maria Bittencourt Castelano Kleber Ferreira Monteiro L Ladi Da Silva Mayer Landilina De Almeida Brito Laura Célia Silva Laurei De Jesus Ribeiro Laurete Maria Ruaro Laurinda De Menezes Cunha Lauro Andrade De Ooiveira Layane Marques De Souza Laysa Suéllen Coelho Souza Léia Mara De Souza Ortiz Lenita Maria Vieira Leobina Meira De Souza Leonardo André Dos Santos Leonardo Saboia Goes De Azevedo Leonice Albano Matos Levi Soares Da Silva Lidiane Estevam Lima Marujo Lizandro Barboza Da Silva Lodi Uptmoor Pauly Lourimar Teresinha Moreira Brandao Lourimar Teresinha Moreira Brandão Luana Teixeira Guimarães Lúcia De Fátima Matos Sarmento Lucia Legan Lucia Maria Dos Santos Costa Lucia Mary Rodrigues Coutinho Lucialima Nogueira Borges Luciana Chaves Kroth Tadewald Luciana Pimentel Figueiredo Luciane Rosario Sampaio Frizzera Luciano De Andrade Silva Lucidalva Carvalho Ferreira Lucinaldo Jose Rodrigues De Caravalho Lucinara Reis Dos Santos Lucineia Dos Santos Da Cruz Lucio Mauro De Lima Lucio Silva Dos Santos Lúdio Josias Da Cunha Costa Luiz Antonio Vital Luiz Carlos Mota Da Silva Luiza Aparecida Pedro Biz Luzenir Gomes Da Rocha Luzia Clara Algarte Luzineteduarte Costa Lyedja Symea Lys Andrea Insuela Garcia Rezende Lima.

As propostas dos 590 certificados no concurso foram avaliadas a partir de critérios previstos no regulamento, entre os quais destacam-se clareza do conceito de Tecnologia Social, Exeqüibilidade, Reaplicabilidade, Envolvimento da comunidade e Interdisciplinaridade. No total, o Concurso teve 2.640 inscritos, mas apenas os que apresentaram propostas de atividade sobre como discutir Tecnologias Sociais na escola concorreram. Agora, os finalistas precisam responder a novas questões para continuar na disputa. Uma mensagem eletrônica será enviada para cada finalista com o link para o formulário específico.

PARABÉNS PROFESSORES POLIVALENTE !!!


"Muitas vezes, quando durante a luta parece não haver esperança e se perderam todas as oportunidades, alguns homens -com um pouco mais de coragem e exigindo a si mesmos um pouco mais de esforço-conseguem a vitória."Autor: (James F. Bell)






domingo, 9 de novembro de 2008

Polivalente prepara-se para comemorar o dia da cultura afro-brasileira: veja em primeira mao os detalhes das apresentações....
















O Polivalente estará em Joao Pessoa !


No próximo dia 10 de Novembro estará viajando para Joao Pessoa o Aluno do 2º ano F do polivalente, campeão Cearense de Xadrez na categoria 17 anos.

Desta Vez irá disputar a fase Nacional que se realizará de 10 a 16 de novembro na capital Paraibana, evento este que contará com a participação de todos os campeões estaduais.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Abertas as inscrições para concurso de desenho “Natal Educar com Arte Coelce”


Os alunos das escolas públicas da capital e do Interior do Estado terão a oportunidade de mostrar todo o seu talento artístico no concurso de desenho “Natal Educar com Arte”, promovido pela Coelce. O tema do concurso é “A Coelce deseja um Feliz Natal para o Ceará”. As inscrições seguem até o dia 8 de novembro, mediante o envio dos desenhos dos alunos pelas escolas. O concurso premiará aos autores dos 20 melhores desenhos e suas instituições de ensino. Informações pelo telefone 0800 285 0196.

Cada escola poderá inscrever até cinco desenhos de alunos que tenham entre oito e 14 anos de idade. O autor do desenho classificado em primeiro lugar no concurso participará da campanha de Natal Coelce 2008 e terá seu desenho exibido nas peças da campanha publicitária. Além disso, cada um dos três primeiros colocados receberá um computador, uma impressora e um fundo de renda fixa no valor de R$ 70 mil, resgatável mensalmente até que o estudante complete 24 anos. Os autores dos desenhos classificados do 4° ao 20° lugar receberão um computador e uma impressora.

As escolas participantes do concurso também serão premiadas. As unidades escolares onde estudam os 20 primeiros colocados receberão um notebook, um projetor e uma tela de projeção. Segundo o presidente da Coelce, Abel Rochinha, a premiação foi escolhida mediante uma consulta a técnicos das Secretarias de Educação do Estado e do Município de Fortaleza. “Eles apontaram que as escolas já possuem laboratórios de informática e o que faltava eram equipamentos para o professor trabalhar dentro da sala de aula”, destacou o presidente.


1ª fase do concurso

O concurso de desenho terá três fases. A primeira compreende o período de inscrições, que inicia no dia 12 de outubro e segue até o dia 8 de novembro. Para estimular as inscrições, será produzida uma campanha composta de diversas peças publicitárias, incluindo cartaz, panfleto, cartilha, VT, spot e hotsite. Ao longo de todo o período de inscrições as próprias escolas estarão responsáveis em organizar ações internas para selecionar até cinco desenhos para o concurso. É de responsabilidade das escolas a escolha e o envio pelos Correios dos desenhos selecionados para a Coelce.

2ª fase do concurso

A segunda segue até o dia 12 de novembro, data limite para a escolha dos 20 melhores desenhos, que serão selecionados por uma comissão formada por diretores e funcionários da Coelce, levando-se em conta critérios de criatividade e adequação ao tema. Os nomes dos 20 finalistas serão divulgados em infocomercial de 1’ e cartaz a ser afixado nas escolas e nas lojas da Coelce em todo o Estado do Ceará.

3ª fase do concurso

A terceira fase também será realizada em Fortaleza, na sede da Coelce, no dia 21 de novembro, quando serão escolhidos os três melhores desenhos do concurso. Neste momento, os desenhos serão avaliados por uma curadoria formada por profissionais ligados à arte-educação, fotografia, cinema e artes plásticas, respeitando os critérios de adequação ao tema e criatividade. O autor do desenho classificado em primeiro lugar participará das peças da campanha Natal Coelce 2008, que envolve comercial de TV e banner.

Evento de Premiação e Campanha de Natal

A Coelce reunirá em Fortaleza todos os 20 estudantes vencedores do concurso “Natal Educar com Arte Coelce” e os diretores e coordenadores de sua escola para o evento de premiação, a ser realizado no dia 28 de novembro, na Sede Administrativa da Coelce, em Fortaleza. Logo em seguida, no dia 30 de novembro, a empresa colocará no ar a campanha publicitária de Natal, tendo como protagonista o desenho vencedor e seu autor.


Mais informações para a Imprensa sobre o assunto:

AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001 com Nathalia de Sá (8857.3368) ou com Mauro Costa (8879.8474).

Jornalista Responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)

Gerência de Comunicação da Coelce, pelos fones (85) 3453-4820 ou 3453-4883.

Jornalista Responsável: Valente Junior (CE 01168 JP)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Oração do Professor

Senhor!Deste-me a vocação de ensinar e de ser professor.
É meu compromisso educar,comunicar e espalhar sementes, nas salas de aula da escola da vida.
Eu te agradeço pela missão que me confiastee te ofereço os frutos de meu trabalho.
São grandes os desafios no mundo da educação, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na trajetória para um mundo melhor.
Quero celebrar a formação de cada aprendiz na felicidade de ter aberto um longo caminho.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador.
Dá-me paciência e humildade para servir,procurando compreender profundamente as pessoas que a mim confiaste. Ilumina-me para exercer esta função com amor e carinho.
Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!

Neste dia tão Especial pedimos a Deus que nos dê força pra continuar essa missão tão linda que é EDUCAR. Um abraço a todos os meus colegas professores.

15/10 PROFESSORES POLIVALENTE, PARABÉNS!


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
(Paulo Freire).

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Vivendo e Aprendendo Polivalente 2008.

Interagindo Teoria e Prática.


Os alunos do Polivalente Juazeiro tem mais uma grande satisfação de estudar e conhecer nossa região da Chapada do Araripe, os mesmos tiveram a oportunidade de interagir o que aprenderam em sala de aula no campo ou seja na prática.

De acordo com o site wikipédia, oossa regiao é é um planalto localizado na divisa dos estados brasileiros do Ceará, Piauí e Pernambuco. A chapada abriga uma Floresta Nacional, uma Área de Proteção Ambiental e um Geoparque.

Existem dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. O primeiro, oriundo do período cretáceo é rico em fósseis. Uma equipe do Museu Nacional já pesquisou o sítio arqueológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como o Santanaraptor placidus e o Angaturama limai. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.

A fauna é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do Soldadinho-do-araripe.

" A aprendizagem de nossos alunos é um processo que ocorre em todos os lugares e não somente na sala de aula. O ver, o sentir, o tocar, tornm as experiências mais significativas e o que ouve em sala de aula adquire um carater mais real e significativo, mais palpavel. O estudo in loco dos achados palanteólogicos de Santana do Cariri / Chapada do Araripe, possibilitou aos alunos conhecer de perto os vestígios deixados pelos primeiros animais que habitam o Ceará durante a Pré-história. Além disso, o estudo das condiçoes de relevo, vegetação, clima, altitude, formações geológicas, ajudarão a conhecer melhor a Bacia Sedimentar do Araripe." Professor Alano Hellery.



CAMPEÃO CEARENSE DE XADREZ É POLIVALENTE


O xadrez é utilizado na educação como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação permitem aumentar o espectro de sua utilização.


Em 1933, Vygotsky afirmou que “embora no jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações da vida real, ele é, sem dúvida, um tipo de situação imaginária". Pode-se dizer que através da aprendizagem do xadrez, os alunos elaborariam habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis, passando a internalizá-los, propiciando a ela um comportamento além do habitual de sua idade.