domingo, 10 de agosto de 2008

POLIDIGITAL

Estamos começando uma nova era em nossa escola Polivalente.
A crescente utilização da informática, tanto em escolas públicas quanto privadas é uma necessidade natural provocada pela evolução tecnológica e pode gerar impactos no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, foi realizada uma pesquisa em duas escolas na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, a fim de identificar os impactos positivos e negativos provocados por esta informatização, visando propor novas formas de utilização que tenham por objetivo minimizar o negativo e maximizar o positivo. Utilizou-se o método de pesquisa tipo “**Survey” o
qual teve como instrumento questionários, compostos de perguntas objetivas e subjetivas, aplicados com professores e alunos. A análise dos dados permitiu concluir, entre outros aspectos relevantes, que há a necessidade de treinamento dos professores para utilização adequada dos recursos computacionais e que a informática deve ser uma ferramenta de auxilio aos professores no processo de ensino.
**uma pesquisa survey pode ser: levantamento; sondagem. 1. Estudo de pesquisa de mercado (market research) que formula perguntas a fim de receber informação sobre atitudes, motivos e opiniões. Esses estudos podem ser feitos frente a frente, pelo telefone ou pelo correio. 2. Coleta de dados por amostragem, por exemplo, questionando um grande grupo de cônjuges sobre os fatores da felicidade conjugal; sondagem de opinião pública.