quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Abertas as inscrições para concurso de desenho “Natal Educar com Arte Coelce”


Os alunos das escolas públicas da capital e do Interior do Estado terão a oportunidade de mostrar todo o seu talento artístico no concurso de desenho “Natal Educar com Arte”, promovido pela Coelce. O tema do concurso é “A Coelce deseja um Feliz Natal para o Ceará”. As inscrições seguem até o dia 8 de novembro, mediante o envio dos desenhos dos alunos pelas escolas. O concurso premiará aos autores dos 20 melhores desenhos e suas instituições de ensino. Informações pelo telefone 0800 285 0196.

Cada escola poderá inscrever até cinco desenhos de alunos que tenham entre oito e 14 anos de idade. O autor do desenho classificado em primeiro lugar no concurso participará da campanha de Natal Coelce 2008 e terá seu desenho exibido nas peças da campanha publicitária. Além disso, cada um dos três primeiros colocados receberá um computador, uma impressora e um fundo de renda fixa no valor de R$ 70 mil, resgatável mensalmente até que o estudante complete 24 anos. Os autores dos desenhos classificados do 4° ao 20° lugar receberão um computador e uma impressora.

As escolas participantes do concurso também serão premiadas. As unidades escolares onde estudam os 20 primeiros colocados receberão um notebook, um projetor e uma tela de projeção. Segundo o presidente da Coelce, Abel Rochinha, a premiação foi escolhida mediante uma consulta a técnicos das Secretarias de Educação do Estado e do Município de Fortaleza. “Eles apontaram que as escolas já possuem laboratórios de informática e o que faltava eram equipamentos para o professor trabalhar dentro da sala de aula”, destacou o presidente.


1ª fase do concurso

O concurso de desenho terá três fases. A primeira compreende o período de inscrições, que inicia no dia 12 de outubro e segue até o dia 8 de novembro. Para estimular as inscrições, será produzida uma campanha composta de diversas peças publicitárias, incluindo cartaz, panfleto, cartilha, VT, spot e hotsite. Ao longo de todo o período de inscrições as próprias escolas estarão responsáveis em organizar ações internas para selecionar até cinco desenhos para o concurso. É de responsabilidade das escolas a escolha e o envio pelos Correios dos desenhos selecionados para a Coelce.

2ª fase do concurso

A segunda segue até o dia 12 de novembro, data limite para a escolha dos 20 melhores desenhos, que serão selecionados por uma comissão formada por diretores e funcionários da Coelce, levando-se em conta critérios de criatividade e adequação ao tema. Os nomes dos 20 finalistas serão divulgados em infocomercial de 1’ e cartaz a ser afixado nas escolas e nas lojas da Coelce em todo o Estado do Ceará.

3ª fase do concurso

A terceira fase também será realizada em Fortaleza, na sede da Coelce, no dia 21 de novembro, quando serão escolhidos os três melhores desenhos do concurso. Neste momento, os desenhos serão avaliados por uma curadoria formada por profissionais ligados à arte-educação, fotografia, cinema e artes plásticas, respeitando os critérios de adequação ao tema e criatividade. O autor do desenho classificado em primeiro lugar participará das peças da campanha Natal Coelce 2008, que envolve comercial de TV e banner.

Evento de Premiação e Campanha de Natal

A Coelce reunirá em Fortaleza todos os 20 estudantes vencedores do concurso “Natal Educar com Arte Coelce” e os diretores e coordenadores de sua escola para o evento de premiação, a ser realizado no dia 28 de novembro, na Sede Administrativa da Coelce, em Fortaleza. Logo em seguida, no dia 30 de novembro, a empresa colocará no ar a campanha publicitária de Natal, tendo como protagonista o desenho vencedor e seu autor.


Mais informações para a Imprensa sobre o assunto:

AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001 com Nathalia de Sá (8857.3368) ou com Mauro Costa (8879.8474).

Jornalista Responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)

Gerência de Comunicação da Coelce, pelos fones (85) 3453-4820 ou 3453-4883.

Jornalista Responsável: Valente Junior (CE 01168 JP)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Oração do Professor

Senhor!Deste-me a vocação de ensinar e de ser professor.
É meu compromisso educar,comunicar e espalhar sementes, nas salas de aula da escola da vida.
Eu te agradeço pela missão que me confiastee te ofereço os frutos de meu trabalho.
São grandes os desafios no mundo da educação, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na trajetória para um mundo melhor.
Quero celebrar a formação de cada aprendiz na felicidade de ter aberto um longo caminho.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador.
Dá-me paciência e humildade para servir,procurando compreender profundamente as pessoas que a mim confiaste. Ilumina-me para exercer esta função com amor e carinho.
Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!

Neste dia tão Especial pedimos a Deus que nos dê força pra continuar essa missão tão linda que é EDUCAR. Um abraço a todos os meus colegas professores.

15/10 PROFESSORES POLIVALENTE, PARABÉNS!


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
(Paulo Freire).

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Vivendo e Aprendendo Polivalente 2008.

Interagindo Teoria e Prática.


Os alunos do Polivalente Juazeiro tem mais uma grande satisfação de estudar e conhecer nossa região da Chapada do Araripe, os mesmos tiveram a oportunidade de interagir o que aprenderam em sala de aula no campo ou seja na prática.

De acordo com o site wikipédia, oossa regiao é é um planalto localizado na divisa dos estados brasileiros do Ceará, Piauí e Pernambuco. A chapada abriga uma Floresta Nacional, uma Área de Proteção Ambiental e um Geoparque.

Existem dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. O primeiro, oriundo do período cretáceo é rico em fósseis. Uma equipe do Museu Nacional já pesquisou o sítio arqueológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como o Santanaraptor placidus e o Angaturama limai. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.

A fauna é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do Soldadinho-do-araripe.

" A aprendizagem de nossos alunos é um processo que ocorre em todos os lugares e não somente na sala de aula. O ver, o sentir, o tocar, tornm as experiências mais significativas e o que ouve em sala de aula adquire um carater mais real e significativo, mais palpavel. O estudo in loco dos achados palanteólogicos de Santana do Cariri / Chapada do Araripe, possibilitou aos alunos conhecer de perto os vestígios deixados pelos primeiros animais que habitam o Ceará durante a Pré-história. Além disso, o estudo das condiçoes de relevo, vegetação, clima, altitude, formações geológicas, ajudarão a conhecer melhor a Bacia Sedimentar do Araripe." Professor Alano Hellery.



CAMPEÃO CEARENSE DE XADREZ É POLIVALENTE


O xadrez é utilizado na educação como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação permitem aumentar o espectro de sua utilização.


Em 1933, Vygotsky afirmou que “embora no jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações da vida real, ele é, sem dúvida, um tipo de situação imaginária". Pode-se dizer que através da aprendizagem do xadrez, os alunos elaborariam habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis, passando a internalizá-los, propiciando a ela um comportamento além do habitual de sua idade.