quarta-feira, 15 de abril de 2009

SEMANA DA ÁGUA













A escola Presidente Geisel-Polivalente comemorou a Semana da Água,de 16 a 20 de março.Durante esse período foram realizados eventos,tais como:aulas de campo,apresentação de músicas relacionadas à temática da água,interpretação de textos,apresentação de trabalhos sobre às agressões ao rio Salgado,etc. .
Procurando enfatizar a realidade local,o foco principal foi o manancial rio Salgado,tão desprezado e esquecido pela população caririense.Esse curso d'água,poderá garantir,uma vez recuperado, a sustentabilidade hídrica das cidades do sul do Ceará,sobretudo de Juazeiro do Norte,que apresentam tantos problemas quanto ao suprimento e garantia de tão precioso líquido.
Uma cidade do porte de Juazeiro do Norte(população estimada=250.000 habitantes),não pode embasar a sua seguridade hídrica apenas em poços tubulares,pois o uso contínuo dos aquíferos afeta a vazão dos mesmos,bem como a qualidade da água é comprometida pelo seu rebaixamento.
Eis aí o ponto de partida para algumas indagações:1-Por que não ensinar aos mais jovens o verdadeiro valor do rio salgado,procurando desmistificar a idéia de tratar-se,apenas.de um “grande esgoto”?2-Por que não exigir das autoridades um imediato projeto de recuperação de tão importante rio? As indústrias tratam seu efluentes antes de os despejarem nos afluentes do Salgado?4-Quais as verdadeiras responsabilidades dos entes públicos quanto à garantia de um meio ambiente equilibrado?
Enfim,esperamos o engajamento de toda a população nessa tão importante causa,que por sinal diz respeito diretamente à nossa qualidade de vida. (Prof. Duarte)