segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Participantes do ENEM podem requerer certificação do ensino médio

     Os 784.830 estudantes que indicaram, na inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, que fariam as provas para obter o certificado de conclusão do ensino médio já podem pedir o documento. A expedição de certificados é feita pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e seus câmpus em todo o país e pelas secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal.   

     Para obter a certificação, o candidato deve ter alcançado o mínimo de 450 pontos em cada área do conhecimento avaliada no Enem, o mínimo de 500 pontos na redação e ter completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data da primeira prova.          
     Para encaminhar o pedido, o estudante deve procurar a instituição na qual pediu o certificado ao fazer a inscrição do Enem e apresentar o boletim de notas do exame. A expedição do documento é gratuita. O candidato não precisa levar o registro de conclusão do ensino fundamental.             

     Parcial — As notas do Enem também podem ser usadas pelo estudante para requerer a declaração parcial de proficiência, conforme a Portaria nº 144/2012 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicada no Diário Oficial da União em 25 de maio de 2012. A declaração parcial corresponde a cada área do conhecimento, mas as exigências são as mesmas da certificação. Dados do Inep relativos ao Enem de 2013 mostram que 784.830 estudantes informaram, no momento da inscrição, que fariam as provas para a certificação do ensino médio. Desse conjunto de candidatos, 246.208 são da região Sudeste; 207.514, do Nordeste; 160.979, do Sul; 90.505, do Centro-Oeste e 79.624, do Norte.         
Assessoria de Comunicação Social do MEC



O que é o Prouni?
         É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Podem participar:
- Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
- Estudantes com deficiência;
- Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.
        Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Maiores informações: http://siteprouni.mec.gov.br/ 

sábado, 4 de janeiro de 2014

---------- AVISO IMPORTANTE ----------


Dia 06/01/2014


Entrega dos boletins com as notas do 1º ao 4º bimestre, bem como a Média final (para fazer a média final: soma as notas dos 04 períodos e divide por 04, se a nota for igual ou maior que 6,0 pontos você foi aprovado, caso contrário irá para recuperação na disciplina que ficou com nota inferior a 6,0).

OBS: Pedimos para os pais comparecer a entrega do boletim pelo período da manhã para evitar que o aluno pegue o boletim e depois diga que não o recebeu. 

HORÁRIO
Alunos que estudam pela MANHÃ o boletim estará disponível a partir das 07:00 horas na secretaria.
Alunos que estudam pela TARDE o boletim estará disponível a partir das 08:00 horas na secretaria. 

TODOS OS BOLETINS SERÃO ENTREGUES PELA MANHÃ



Dia 13/01/2014

Entrega dos certificados e históricos para os alunos do 3º ano, 
que foram APROVADOS por prêmio e por média em 2013.

Essa data já foi agendada para dar tempo dos alunos receberem e fazerem as matrículas nas faculdades e universidades em que foram aprovados.
OBS: o próprio aluno poderá receber, não é necessário a presença do responsável pelo aluno.