quarta-feira, 27 de maio de 2009

QUEM FAZ A DIFERENÇA APARECE AQUI !


"Ser ou não ser... eis a questão”. (Shakespeare)

A turma do 1° ano “J” da escola Polivalente vem se destacando nas aulas de Arte Educação – com a professora Joacilda, quando da realização do estudo voltado para o teatro. Os alunos têm mostrado interesse e se identificado com os elementos que envolvem o teatro, além de conhecer alguns grandes nomes que figuraram e que ainda permanece vivo na memória das pessoas como Padre José de Anchieta que tinha a catequese como objetivo. Este movimento influenciou o teatro e a poesia, e acabou resultando na melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Das suas contribuições culturais para o nosso país, podemos citar as poesias em verso medieval (destaque: Poema à Virgem), os autos que misturavam características religiosas e indígenas, a primeira gramática do tupi-guarani (a cartilha dos nativos), além da fundação de um colégio.
João Caetano - Autodidata da arte dramática, seu gênero favorito era a tragédia, mas chegou a representar papéis cômicos. Além de atuar em muitas peças, tanto no Rio como nas províncias, João Caetano ainda publicou dois livros sobre a arte de representar: "Reflexões Dramáticas", de 1837 e "Lições Dramáticas", de 1862.
William Shakespeare - o mais famoso dramaturgo e poeta inglês de todos os tempos compôs suas peças durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603) e de James I, que a sucedeu. Podemos citar algumas obras, como em suas comédias: A Comédia dos Erros /Os Dois Cavalheiros de Verona / Sonho de Uma Noite de Verão / O Mercador de Veneza / Muito Barulho Por Nada / Como Quiserdes / A Megera Domada / A Décima Segunda Noite.
Peças Históricas: Ricardo II / Rei João / Henrique VIII.
Tragédias: Romeu e Julieta / A Tempestade / Júlio César / Antônio e CleópatraHamlet / Othello / Rei Lear / Macbeth.
A motivação é gratificante e eles encenaram alguns relatos / esquetes produzidos em grupos.
Parabéns a turma.


Professora Jocilda














Um comentário:

Thays Dayane da Silva disse...

conseguimos passar por mais uma etapa...finalizamos um trabalho com sussesso graças ao desepenho de nossa professora de Artes Josilda...Uma professora que nos dá bom exemplo sempre em sala de aula...Parabpens pelo nosso trabalho jô.