quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DO CEARÁ PARA O CANADÁ ! INTERCAMBIO EDUCACIONAL




A Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel (Polivalente) de Juazeiro do Norte, pertencente à 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) foi classificada em 3º lugar na categoria rede publica de ensino.

A unidade de ensino será representada pela diretora administrativaNágila Kellen Monte. A mesma está participando de uma experiência de educação referência no exterior (Toronto - Canadá), como uma das premiações obtidas através do Prêmio Sesi, no período compreendido entre 21 a 30 de outubro de 2011.

Participando do “Prêmio Sesi Qualidade da Educação”, a escola teve a oportunidade de realizar a auto avaliação e refletir sobre suas práticas pedagógicas e administrativas. Ao implementar novas estratégias e redirecionar investimentos, tornar-se referência nacional em qualidade de educação, sendo assim reconhecida pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade juazeirense.Como representante oficial desta instituição de educação, a gestora levou consigo o esforço, a dedicação, o companheirismo e o entusiasmo de todos que acreditam que é possível fazer escola pública de qualidade.

Que este contato com uma cultura educacional nova, seja capaz de enriquecer cada vez mais a prática pedagógica já vivenciada na Escola Polivalente.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

POLIVALENTE REPRESENTA O ESTADO DO CEARÁ NA MOSTRA DE TECNOLOGIAS (MOSTRATEC) NO RIO GRANDE DO SUL

A MOSTRATEC – Mostra de Ciência e Tecnologia – é um evento realizado pela Fundação Liberato, que se destina à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países.O evento proporciona a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias







A escola polivalente está representando o estado do Ceará com o projeto "A PRODUÇÃO DE PRODUTO SAPONÁCEO UTILIZANDO RESÍDUO ORGÂNICO PARA A SUSTENTABILIDADE NA EEFM PRESIDENTE GEISEL."
Nas aulas de laboratório de química da EEFM presidente Geisel os professores compartilham com os alunos que a coletividade é uma forma de crescer, onde a divisão de tarefas e responsabilidades pode designar qualidade nos resultados de nossas intenções, e que um grupo de pessoas pode modificar a sociedade como todo. Dessa forma nossos alunos estarão convivendo com definições de sustentabilidade, conteúdos e aprendizados que irão enriquecer o seu conhecimento e ficarão por toda a vida.

sábado, 22 de outubro de 2011

POLIVALENTE ENTREGA 35 COMPUTADORES DA PREMIAÇÃO SPAECE 2010






A avaliação de sistema tem cada vez mais papel de destaque no contexto educacional brasileiro. No Ceará, particularmente, é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na Educação Básica. Criado em 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC). Tem como objetivo fornecer subsídios para formulação e monitoramento das políticas educacionais. Além disso, possibilita aos professores e gestores um diagnóstico situacional da educação oferecida na rede pública de ensino.
A escola polivalente mostra que suas avaliações internas são compatíveis com as externas favorecendo assim o estudo de aprendizado pela gestão. Mostrando diariamente um resultado significativo e como consequencia vem festejar junto com os alunos e seus professores a premiação da entrega de computadores dos alunos que conseguiram bons resultados avaliativos no SPAECE 2010 .

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CIÊNCIAS DA NATUREZA EM SEU COTIDIANO - NOSSO DIFERENCIAL É A PEDAGOGIA DE PROJETOS


Além do laboratório de ciências da natureza da escola Polivalente ser um local de aprendizagem, é também responsável pelo desenvolvimento dos alunos como um todo. Segundo Capeletto (1992), existe uma fundamentação psicológica e pedagógica que sustenta a necessidade de proporcionar à criança e ao adolescente a oportunidade de, por um lado, exercitar habilidades como cooperação, concentração, organização, manipulação de equipamentos e, por outro, vivenciar o método científico, entendendo como tal a observação de fenômenos, o registro sistematizado de dados, a formulação e o teste de hipóteses e a inferência de conclusões.















O laboratório da escola polivalente nos traz um "convite" à exploração e descoberta e o "aprender a pensar" assumindo a maior importância que o simples "aprender informações". O Professor José Elber Magalhães mostra com suas competências e habilidades como é fácil entender os processos biológicos e químicos que acontecem em nosso dia-a-dia com suas aulas oferecidas no Laboratório de Ciências.
A química torna-se mais clara quando o imaginário torna-se realidade, o aprendizado é significativo e o o aluno torna-se apto a entender as questões oferecidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio sem nenhuma dificuldade.