terça-feira, 11 de outubro de 2011

CIÊNCIAS DA NATUREZA EM SEU COTIDIANO - NOSSO DIFERENCIAL É A PEDAGOGIA DE PROJETOS


Além do laboratório de ciências da natureza da escola Polivalente ser um local de aprendizagem, é também responsável pelo desenvolvimento dos alunos como um todo. Segundo Capeletto (1992), existe uma fundamentação psicológica e pedagógica que sustenta a necessidade de proporcionar à criança e ao adolescente a oportunidade de, por um lado, exercitar habilidades como cooperação, concentração, organização, manipulação de equipamentos e, por outro, vivenciar o método científico, entendendo como tal a observação de fenômenos, o registro sistematizado de dados, a formulação e o teste de hipóteses e a inferência de conclusões.















O laboratório da escola polivalente nos traz um "convite" à exploração e descoberta e o "aprender a pensar" assumindo a maior importância que o simples "aprender informações". O Professor José Elber Magalhães mostra com suas competências e habilidades como é fácil entender os processos biológicos e químicos que acontecem em nosso dia-a-dia com suas aulas oferecidas no Laboratório de Ciências.
A química torna-se mais clara quando o imaginário torna-se realidade, o aprendizado é significativo e o o aluno torna-se apto a entender as questões oferecidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio sem nenhuma dificuldade.