quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


Projeto Música é Para a Vida
    A E.E.F.M. Presidente Geisel parabeniza os alunos José Henrique de Brito e Igor Joaquim Pereira Torres, únicos alunos da crede 19, por conseguirem a participação no Festival Jazz & Blues de Guaramiranga; que abre seu palco para receber os alunos em apresentações memoráveis e possibilita o acesso desses estudantes a todos os shows na serra cearense. 
      Tudo isso propicia o estímulo ao protagonismo juvenil e promove a inclusão cultural de uma maneira única e diferenciado. O projeto acontece a partir da abertura de inscrições para Oficinas de Sensibilização Musical, que são realizadas em 21 municípios e destinam-se a alunos e arte educadores da rede pública estadual de ensino médio, no intuito de proporcionar conhecimentos básicos acerca da música. De lá, são selecionados 120 participantes para a imersão no universo musical nas Residências Artísticas. Durante uma semana antes do Festival Jazz & Blues, os participantes respiram e transpiram música por meio do ensino não apenas de seus instrumentos, mas de prática de conjunto, harmonia e improvisação, história do jazz, entre outras atividades.
     O resultado de todo esse esforço – após de mais de 50 horas de estudo - ganha os palcos do Festival Jazz e Blues, nas apresentações dos alunos, no horário do pôr do sol. Momento de emoção e aplausos calorosos de uma plateia que entende de música e sabe reconhecer a qualidade desses jovens talentos.  Durante o evento, os alunos tem acesso a toda a programação que já contou com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional como Hermeto Paschoal, Ivan Lins, Egberto Gismonti, Rosa Passos, Paquito D’Rivera, Stanley Jordan e entre tantos outros.
     O projeto Música é para a Vida existe porque acredita na arte como instrumento de formação integral do indivíduo, difundindo o senso estético, reverenciando valores culturais e fortalecendo a autoestima, a expressividade e a sociabilidade.




CONHEÇA AS ETAPAS DO PROJETO

Oficina de Sensibilização para a Cultura Musical

Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues

Nenhum comentário: