segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Núcleo Gestor e Professores visitam escolas para troca de experiências.




De acordo com Lucélia de Fátima Valle, a teoria e a prática pedagógica somente serão concretizadas a partir do momento em que o diálogo, a troca de experiências e a socialização das diversas áreas e disciplinas dentro e fora das escolas se tornarem presentes nas instituições de ensino e nos indivíduos. O diálogo entre profissionais de educação, administração, comunidade escolar e alunos promove um currículo atual e globalizado, que atende e envolve todos os problemas e dificuldades no campo profissional, econômico, social e humano. Reconhecer idéias e sugestões, pesquisar, buscar, refletir e trocar experiências sobre os problemas é o modo mais fácil de encontrar soluções para estes e torná-los significativos para a sociedade. Nós da escola Polivalente fomos compartilhar experiências para melhoria do aprendizado e melhores resultados nas Avaliações Externas de nosso alunos.




quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Alunos Polivalente são disseminadores do SPAECE 2010


A escola agora tem a participação dos seus alunos para a criação das ações a serem trabalhadas nesse período que relacionamos o aprendizado com as avaliações externas. Todos as salas de aula agora tem dois representantes SPAECE fazendo assim dos alunos facilitadores do processo da avaliação que ocorrerá em novembro de 2010.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto da Escola Polivalente é Selecionado para Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia

O Projeto a Produção de Papel a partir da Fibra do Caju foi classificado para Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia.
A Mostratec é organizada pelos servidores da Fundação Liberato, auxiliados, em sua execução, por pais e alunos.
Os objetivos desse evento é:
Incentivar o jovem a desenvolver projetos, utilizando o método científico como um dos instrumentos para o desenvolvimento de habilidades específicas.
- Possibilitar ao aluno a integração com colegas de outras instituições de ensino, de modo a ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas.
- Incentivar o interesse pela investigação científica, favorecendo o descobrimento de novas tecnologias.
- Viabilizar a participação dos alunos premiados na MOSTRATEC em feiras internacionais promovidas pelas entidades conveniadas com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Jovens Embaixadores 2011


A aluna do segundo ano do ensino médio Jucimara Santana Carneiro é classificada para próxima etapa do Programa Jovens Embaixadores 2011.O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceira com instituições públicas e privadas, para jovens da rede pública de ensino que tenham perfil de liderança e consciência cidadã. O programa não visa apenas dar aos jovens a chance de viajar para os EUA ou aprimorar o inglês. A idéia é que os participantes transformem-se em em embaixadores que fortalecerão os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre Estados Unidos e Brasil. Por meio deste intercâmbio, os Jovens Embaixadores obterão também ferramentas para continuar fazendo a diferença em suas comunidades através de projetos sociais.A segunda etapa será uma Prova Escrita que acontecerá no dia 10 de setembro de 2010.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alunos Monitores da Polivalente divulgam seu trabalho na Feira de Ciências da Escola Christus.



A EEFM Presidente Geisel de Juazeiro do Norte participará, com o projeto: “O Uso do Broto Seco do Cravo da Índia (Syzygiumaromaticum Comorepelente) no Controle de Formigas Domésticas”, da Exposição Christus de Ciências e Tecnologia (EXETEC). O Projeto, com base nos estudos ocorridos nas aulas do Laboratório de Educação Ambiental, enfocou práticas de sustentabilidade ecológica, produzindo produtos visando um desenvolvimento sustentável. Este projeto vem trazer um estudo sobre as questões de consciência ambiental, produzindo um formicida natural com princípio ativo: o broto seco do cravo da índia, para o controle das formigas caseiras.

A Exposição Christus de Ciência e Tecnologia (EXCETEC) congrega jovens estudantes de todo o país, que se reúnem para apresentar seus projetos e trocar experiências na área da pesquisa cien tífica. Alunos de instituições de Ensino Fundamental, Médio e Técnico podem expor seus trabalhos na EXCETEC, além de concorrer à classificação em feiras científicas de grande importância nacional, como FEBRACE, ESI MUNDI e MOSTRATEC.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Alunos da rede estadual terão aulas de educação financeira



Alunos de 123 escolas da rede estadual de ensino do Ceará passarão a aprender como consumir, poupar e investir de forma responsável. A oportunidade será oferecida por meio do projeto Educação Financeira nas Escolas, uma iniciativa conjunta dos integrantes do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec), com a participação de entidades públicas e privadas, como o Instituto Unibanco, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), BM&FBovespa, Banco Mundial e o Ministério da Educação (MEC).

A partir desse mês, 442 escolas públicas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Ceará e do Distrito Federal iniciam as aulas do projeto-piloto de educação financeira, que pretende chegar a mais de 200 mil instituições de ensino oficial e erradicar o analfabetismo financeiro no país. O piloto envolverá 15 mil estudantes do ensino médio em 2010 e 2011.

A Educação Financeira nas escolas se apresenta como uma estratégia fundamental para ajudar as pessoas a enfrentar seus desafios cotidianos e a realizar seus sonhos individuais e coletivos. O objetivo do programa, que terá a duração de um ano e meio, é introduzir a educação financeira em diferentes disciplinas, como Português, Sociologia e Matemática, ensinando jovens e crianças o planejamento para o futuro e a tomada de decisões de consumo, poupança e investimento de modo consciente e bem informado.

As escolas receberam material didático composto pelo livro e caderno do aluno e o livro do professor, juntamente com material de sensibilização produzido por entidades parceiras do projeto. Os professores já participaram de uma capacitação à distância antes do início das aulas e ao longo do programa serão acompanhados por tutores especializados para esclarecer dúvidas financeiras ou pedagógicas.

O projeto está sendo desenvolvido para medir o grau de impacto nos alunos junto às suas famílias. A avaliação exige que escolas participem de dois grupos. O primeiro, de tratamento, vai receber orientação e será avaliado. O segundo, de controle, não terá o conteúdo da educação financeira, mas será avaliado da mesma forma. Ao final do processo, será medido o resultado alcançado por cada grupo para se verificar o efeito real da educação financeira nesses grupos de estudantes e professores
Fonte: SEDUC- Ceará.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Festa do Estudante 2010








A festa do estudante da Escola polivalente foi comemorada neste sábado no Cube AABB de Juazeiro do Norte neste dia 14 de agosto. O evento foi escolhido o garoto e a garota Polivalente 2010 com muito som de Dj's regionais.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

RELAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM MELHOR DESEMPENHO ACADÊMICO NO SPAECE 2009

RELAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM MELHOR DESEMPENHO ACADÊMICO NO SPAECE 2009

A SEREM PREMIADOS COM UM MICROCOMPUTADOR CONFORME A LEI Nº 14.483, de 08 DE OUTUBRO DE 2009.


  1. CARLOS MÁRIO RIBEIRO GOMES 1º ANO
  2. VANESSA TAVARES DA SILVA 1º ANO
  3. ANA PAULA DE MELO SILVA 2º ANO
  4. ANDERSON MARTINS DE LACERDA 2º ANO
  5. ANNA DÉBORA ALVES DE LIMA 2º ANO
  6. FELIPE GUTIERREZ DE LIMA 2º ANO
  7. JAILSON SANTANA CARNEIRO 2º ANO
  8. JENNYFER SOBREIRA FERREIRA 2º ANO
  9. JOSÉ ANDRÉ CARVALHO LIMA 2º ANO
  10. JOSÉ NILSON FERREIRA JÚNIOR 2º ANO
  11. LARISSA GOMES DE FREITAS 2º ANO
  12. MARIA JÉSSICA XAVIER ALBUQUERQUE 2º ANO
  13. NATÁLIA BARBOSA DE ARAÚJO SILVA 2º ANO
  14. OSMAR LEANDRO DANTAS DA SILVA 2º ANO
  15. PEDRO ANDERSON SANTOS PEREIRA 2º ANO
  16. BIBIANA ZUMAITA WANDERLEY DE OLIVEIRA 2º ANO
  17. ALEXSANDRO GABRIEL PEREIRA 3º ANO
  18. ANDREIA DE ALMEIDA GOMES 3º ANO
  19. ANTÔNIO DÉRIK RODRIGUES DE ALMEIDA 3º ANO
  20. ANTONIO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR 3º ANO
  21. APARECIDA ALVES XAVIER 3º ANO
  22. CHRISTIAN ANDERSON DIAS DE MELO 3º ANO
  23. CICERO WANDERSON TORRES ALVES 3º ANO
  24. DIEGO BRASILENIO DOS SANTOS 3º ANO
  25. FELIPE SOBREIRA CASSIMIRO 3º ANO
  26. FELIPE THAYSLON DA SILVA FREITAS 3º ANO
  27. GABRIEL GONÇALVES SARAIVA NEVES 3º ANO
  28. IZABELE DA SILVA ROCHA 3º ANO
  29. JÚLIO CÉSAR FERREIRA ALVES 3º ANO
  30. KESSIA KELLY ALVES OLIVEIRA 3º ANO
  31. LEILA KEROLENY SOUZA GONÇALVES 3º ANO
  32. LIVIO DIEGO DUARTE BRANDÃO 3º ANO
  33. LUANA ANDRADE CARVALHO 3º ANO
  34. MARQUES RODRIGUES DOS SANTOS JUNIOR 3º ANO
  35. PATRICK LEITE SANTOS 3º ANO
  36. VICTOR RAFAELL TORQUATO COSTA LIRA 3º ANO
  37. VICTOR VLADIMIR DE MELO SANTOS 3º ANO
  38. WESLEY KERVAK DA SILVA GONÇALVES 3º ANO

O resultado do SPAECE, mostra que conseguimos avançar na educação graças às políticas públicas que estão sendo efetuadas no Estado do Ceará. Não existe segredos. Nossa escola mostra cada dia que a infraestrutura, gestão escolar, práticas pedagógicas diferenciadas, professores de capacitados e acompanhamento familiar é a melhor forma para a educação de qualidade.

Parabéns Comunidade Polivalente.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Volta às aulas na Escola Polivalente


"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida". Provérbio chinês

segunda-feira, 28 de junho de 2010

INSCRIÇÕES POLICIÊNCIAS 2010



INICIA-SE HOJE A INSCRIÇÃO PARA A FERIA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA POLIVALENTE.
ELA ESTÁ SENDO REALIZADA NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA.

Nossa intenção até aqui é estimular os nossos jovens a participarem de trabalhos escolares, crescendo nas Ciências, assim como, dar às boas Escolas uma fonte de projetos para a elaboração de material didático para seus Laboratórios já montados na escola.
Hoje em dia quase todas as instituições de ensino fazem uso das “Feiras de Ciência” onde, são divulgados vários experimentos estimulando o conhecimentos entre instituições escolares e em conseqüência o progresso na área científica incentivando o jovem estudante, bem como fazendo-se valer de um instrumento educativo de alto nível de rendimento escolar. Muitos profissionais da área buscam nessas feiras resultados para problemas através das técnicas apresentadas nos trabalhos dando assim oportunidades de crescimento aos expositores que mais se destacam.


Participem!!!



quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cobertura TV Verdes Mares no projeto Copa do mundo em Sala de Aula






Uma coisa é certa: ninguém escapa da febre verde-amarela nesta Copa do Mundo. Em Juazeiro do Norte, o mundial de futebol virou tarefa em sala de aula.

O Polivalente é uma das maiores escolas da cidade, tem quase 1.400 e resolveu torcer diferente nesta copa. Decorou todo o prédio e mudou até o uniforme. A ideia desta professora de educação física, que também bolou o projeto, era mostrar para os alunos o que tem por trás de um evento que reúne as seleções de 32 países pela primeira vez no continente africano.

Além da Educação Física, a decoração foi também serviu de trabalho para as disciplinas de Geografia e História. Uma oportunidade de os alunos aprenderem alguma coisa sobre países pouco conhecidos, como a Eslovênia.

Assuntos: Cariri, Copa do Mundo 2010
TV VERDES MARES

terça-feira, 15 de junho de 2010

POLIVALENTE VIVENCIANDO A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2010


A EEFM Presidente Geisel realizou esse fim de semana o projeto vivenciando a copa do mundo de futebol visando Conhecer as várias etnias e culturas, valorizando e respeitando, repudiando a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Essse Projeto tinha como Objetivos específicos:

Conhecer as diversas culturas mundiais.
* Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
* Conhecer a história das copas.
* Identificar cada país e os dias que jogam.
* Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
Os temas tranversais foram trabalhados numa intensa harmonia com o grupo da escola polivalente como por exemplo:
Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre...
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
As avaliações do processo foram realizadas através das ações no decorrer das atividades, envolvendo participação, interação, comprometimento, coletividade, bem como a integração dos demais profissionais da escola.